terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TIRE O "S" DA CRISE: CRIE

 Pr. José Aldoir Taborda

TIRE O “S” DA CRISE: CRIE!

Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Salmos 116:3

Posso imaginar o tamanho da crise existencial pela qual passava o  rei Davi . Suas palavras denotam um  cansaço com a vida, o desespero por estar numa situação aparentemente sem saída .



 A crise ocorre por uma mudança repentina no estado das coisas provocando tensão e perda do equilíbrio emocional , levando muitas pessoas ao desespero.  Em geral ela é detonada por impactos emocionais sérios, como a perda do emprego, a morte de um familiar ou amigo muito querido ou perdas financeiras graves que exigem uma reformulação no padrão de vida .


Tenho encontrado muitas pessoas que viveram essa mesma  situação experimentada pelo salmista, de impotência, de desorganização da vida, de busca penosa por uma solução que parece não existir .


A simples menção da palavra CRISE provoca uma sensação de pânico no indivíduo  levando-o muitas vezes a desanimar da vida, mas a crise pode ser também um excelente momento para reflexão, para mudanças positivas, de saída para uma nova vida . Costumo dizer que  a culpa da crise é o S. Portanto, tire o “S” da crise: Crie!


 O profeta Jeremias  estava enfrentando uma crise espiritual muito forte  sentindo-se abandonado por Deus (Lamentações capitulo 3), sentindo sua alma envenenada pela tristeza e pela mágoa , mas então  tomou uma decisão importante: “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (v.21) . Ao tomar a iniciativa de lembrar as coisas boas do passado, ao afastar sua mente da desgraça presente,  o profeta estava tirando o “S” da crise e criando uma nova situação. Em lugar de dar ênfase à mágoa, ele disse: “esperarei no Senhor”(v.24,25) .


 A postura do profeta é uma grande lição para nossa vida . Freqüentemente  esquecemos tudo de bom que já nos aconteceu e mergulhamos no mar da depressão . Fazendo isso ficamos sem apoio, sem um lugar para nos firmarmos,  como Pedro, que ao desviar os olhos de Jesus enquanto caminhava sobre as águas, começou a afundar. Mas ele gritou por socorro e foi ajudado na hora certa .


Certo dia, quando caminhava pela rua com um colega, ao observar a placa de  “rua sem saída”  ele comentou: - nesta rua Jesus não passou! -Perguntei por que e ele respondeu-me:  “porque a placa diz rua sem saída, e onde Jesus passa, sempre fica uma saída” . Essa é uma consideração importante para as pessoas que se sentem abandonadas: Jesus sempre deixa uma saída!


 Na Bíblia temos um exemplo interessante de solução de crise (2 Reis 7.3ss) . Quatro leprosos estavam à entrada da porta de Samaria (não era permitido pela lei que leprosos convivessem com as demais pessoas), os quais disseram uns aos outros:  “Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos? Se entrarmos na cidade, lá há fome, e morreremos. Se ficarmos aqui sentados, também morreremos. Vamos pois, agora, ao arraial dos Siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão somente morreremos .


 Faça você como eles. Tire o “S” da crise: crie! Para que morrer sem fazer nada? Eles reagiram e Deus agiu na hora. Entraram no meio do arraial do inimigo, o inimigo fugiu e eles tiveram alimentos, não apenas para si, mas para toda a cidade sitiada .


Se você está numa situação de aparente insolubilidade, se não vê uma saída, não desespere.  A saída existe se você é capaz de confiar em Deus e tiver uma atitude pessoal de reação . O importante é tomar a decisão de mudança. Ou você prefere ficar sentado, inativo, até morrer e quem sabe matar os que estão ao seu redor?


Você pode dizer: mas eu não sou nada criativo. Não vejo alternativas para o meu problema.  Mas saiba, sempre há uma alternativa .  A palavra CRISE não deveria existir. Tem um “S” sobrando .  Se você tem uma identificação pessoal com Jesus tudo pode mudar em sua vida. É preciso conversar com Ele, contar-lhe seu problema com toda a tranqüilidade e aguardar a solução de Deus. Algumas vezes a solução de nossos problemas está bem à frente e não a vemos porque nossos olhos estão embotados. Satanás cegou o entendimento dos homens. Ele era um anjo de luz e queria apagar a luz de Deus. Como não conseguiu, a bíblia diz que ele cegou o entendimento dos homens, para que estes não vejam a gloria de Deus. Não permita que satanás cegue você. Vá até Jesus e diga-lhe que precisa dele, que confia nele e que fará a Sua vontade .


Deixe-me dar-lhe algumas dicas importantes para ajudá-lo a vencer as agruras da vida:

 • Jamais pense que seu caso não tem solução. Sempre há uma saída para quem confia em Deus. Leia Salmo 37.3-5 .

 • Não perca tempo se queixando da vida e das pessoas que te cercam. Essa atitude é deprimente porque fecha você dentro de si. A bíblia ensina que devemos levantar os nossos olhos e ver os campos, isto é, ver as possibilidades e a proximidade da solução (João 4.35) .

 • Não tenhas inveja do progresso dos malfeitores, pois o futuro deles é a ruina (Salmo 37.1,2). Saiba que o Senhor é bom, é fortaleza no dia da angustia e conhece os que nele se refugiam (Naum 1.7)

 • Descubra onde estão os teus erros e conserte-os. João disse: “Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, todavia, se alguém pecar, temos um advogado diante do Pai, Jesus Cristo o justo, e Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas pelos do mundo inteiro (1João 2.1-2) . Admitir que errou é coisa de heróis. No momento pode dar um pouco de vergonha, mas a libertação que promove valerá a pena, porque sempre podemos aprender com nossos erros.

 • Por último, nunca penses que estás sozinho. Jesus disse: “Estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” .
Amigo leitor, a mensagem que estou tentando passar não é para você simplesmente desenvolver um pensamento positivo, mas de ter uma atitude positiva frente as agruras da vida, depositando toda sua confiança em Deus.  Não se assuste quando a crise vier. Enfrente-a, pois é nas crises que podemos assumir novos e maiores desafios. Uma crise não é destrutiva se temos o ímpeto de construir .



 Então CRIE. Se você colocar o “S” nesta palavra, a CRISE volta. Não permita que isso aconteça em sua vida. Descansa no Senhor e espera Nele, e Ele concederá o que deseja o teu coração. 
Autores: José Aldoir Taborda
©Protestante Digital 2011
08 DE JANEIRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário