quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BALANÇO FINAL



"Que darei ao Senhor em troca de todos os seus benefícios para comigo?
Salmo 116.12

Ao fazer um balanço de sua vida, o salmista compreendeu que Deus tinha muito em haver e que ele agora deveria fazer algo como uma retribuição das bênçãos recebidas.

Esta declaração do salmista é também uma exortação a fazermos um balanço de nossas atividades como povo de Deus no ano que ora finda.

A finalidade de um balanço é descobrir quais atividades deram lucro e quais deram prejuízo, para então imaginar uma nova modalidade de ação, e quem sabe também de atitudes.

O importante em fazer um balanço é a oportunidade de análise e também de auto-análise.

Na análise observamos como se desenvolveu a nossa igreja, nossa família, nosso trabalho; quais coisas funcionaram bem e quais tiveram dificuldades, o que podemos repetir e o que devemos modificar, que coisas deixamos de fazer e devemos retomar.

Na auto-análise observamos nosso comportamento neste processo. De que forma nos permitimos ser usados por Deus e quais coisas devemos melhorar ou mudar.

O certo é que o final do ano é o momento próprio para uma profunda reflexão, para uma retomada da vida, seja nas relações com os familiares, com os irmãos da igreja e em nossa relação com Deus.

A Bíblia ensina que devemos viver de modo digno da vocação a que fomos chamados. Isso significa que nosso caráter dá a dignidade, nosso trabalho revela a nossa vocação.

Qual é a vocação que Deus te deu? Você sente que está vivendo de acordo com esta vocação? Seu estilo de vida tem contribuído para honrar o nome do Senhor Jesus, aumentar a comunhão com os irmãos e aperfeiçoar seu relacionamento familiar? Você já pensou com que propósito vai viver em 2012?

Feche para balanço. Eu já tomei esta atitude. Já estou analisando meus procedimentos e planejando o que farei e como farei no próximo ano. Espero que, apesar de não ter agradado a todas as pessoas, Deus tenha se agradado de mim e me abençoe. Vivo para Deus e desejo o mesmo para cada um.

Creio que, para ajudar em nosso BALANÇO FINAL, devemos iniciar fazendo a mesma pergunta de Davi: "Que darei ao Senhor em troca de todos os seus benefícios para comigo"?

Davi decidiu tomar quatro atitudes práticas. Disse ele:

1o. Tomarei o cálice da salvação, isto é, viverei a salvação que recebi, me alegrarei com ela;
2o.  Invocarei o nome do Senhor, isto é, desenvolverei minha vida de oração de forma adequada;
3o. Oferecerei sacrifícios de louvor, isto é, exaltarei o nome do Senhor por Seus grandes  feitos, mesmo que isso seja por vezes custoso e exija muito de mim;
4o.  Pagarei todos os meus votos ao Senhor, isto é, cumprirei minhas promessas  feitas a Deus nos momentos que lhe pedi algo especial.

No balanço que Davi fez de sua vida ele percebeu que, apesar de tantas bênçãos recebidas (coisas que ele passou muito tempo sem valorizar), ele deveria tomar atitudes práticas, altruístas, modificadoras de sua vida.

E você, ao chegar ao final de mais um ano, que análise pode  fazer? Você pelo menos consegue ver a atuação de Deus na sua vida? É importante tomar decisões, fazer propósitos, estabelecer alvos.

Experimente planejar 2013, e, verás ao final, o quanto Deus tem permitido você realizar. Analise sua vida de acordo com a análise de Davi, quem sabe alguma coisa pode ser útil para você também...

     FELIZ 2013!
Pr. José Aldoir Taborda

Nenhum comentário:

Postar um comentário