segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL



Meus Olhos Viram a Salvação
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação
Lucas 2:29-30

Dois fatos importantes agitam o mes de dezembro: as comemorações do natal e a chegada do ano novo. O final do ano assinala sempre uma etapa de avaliação e projetos para o ano seguinte e isso é um fator tremendamente positivo para cada pessoa. Uma oportunidade psicológica de recomeço na vida, o que sempre se reveste de esperança e sonho.

Quero deter-me todavia no tema NATAL, que me parece, está perdendo seu sentido original e se convertendo apenas numa oportunidade comercial, uma vez que esta época é favorável para grandes vendas e também oportunidades de emprego.

Muitas pessoas tratam o Natal como uma fábula religiosa, muito em função das figuras simbólicas utilizadas pela igreja católica no correr dos anos, com presépios, renas, trenós, papai noel, etc. Alguém, se referindo ao  natal disse: “não acredito em papai noel, pois meu tempo de criança já passou”. Outros consideram uma simples festa religiosa para recordação do passado, do inicio do cristianismo.

Definitivamente o natal não é isso. Comemoramos o Natal porque cremos que Jesus é o nosso salvador, que é Deus feito homem, que viveu entre nós e morreu na cruz para nos salvar. E isso não é uma simples questão de fé, algo que desafia a lógica. O nascimento de Jesus, assim como toda sua vida é fato histórico: não é lenda, não é criação da igreja, pois Ele existe muito antes de a igreja existir.

Olhando friamente para o evento NATAL, devemos reconhecer que o nascimento de Jesus trouxe novo significado para a humanidade. O resultado benéfico de Seu nascimento se vê por todo lado: pessoas alegres, espírito festivo, demonstrações de amor, de carinho, união das famílias. Não se pode ficar indiferente às mudanças ocorridas no mundo. 

A vinda de Jesus ao mundo, além do impacto produzido nas relações humanas,  dividiu a história da humanidade em antes e depois de Cristo (AC e DC) e é por causa disso que todos colocamos a data de 2012 em nossas cartas e documentos. Como pode isso ter acontecido? Não é curioso o fato de alguém sem qualquer status social, nascido em lugar tão estranho numa das menores cidades da terra, tenha causado  tamanha repercussão mundial? Não é curioso o fato de que cerca de 70% da população mundial não seja cristã, e ainda assim faz feriado no dia  de Natal? Não é curioso que você, prezado leitor, não creia em Jesus, considere a religião uma prática para pessoas sem cultura, mesmo assim nesta data enfeita a casa, compra presentes e manda cartões? Que poder é esse que mudou a história?

Amigo leitor... Jesus nasceu! Não deixe a incredulidade  apagar esse brilho. Festeje, mas pense: Ele veio ao mundo para salvar os pecadores, isto é, eu e você! Jesus nasceu em Belém, e hoje quer nascer em seu coração.

Foi essa a compreensão que teve Simeão, um homem bom e piedoso que vivia em Jerusalém, a quem fora revelado que não morreria sem ver o salvador. Então, quando Jesus foi levado ao templo para a cerimônia da purificação, conforme era a lei de Moisés, Simeão, ao ver Jesus, exclamou: "Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação".

Jesus é tudo aquilo que o homem precisa para viver uma vida saudável e ter esperança na vida  eterna. Você "já viu" a salvação do Senhor? Essa é uma experiência maravilhosa e possível para todas as pessoas. Assim como Simeão, você pode também ter Jesus nos seus "braços", no seu coração. 

Comece um novo ano com uma nova vida, com Jesus no coração e assim terás novo ânimo, novo propósito, novo amor.

Pr. José Aldoir Taborda

Nenhum comentário:

Postar um comentário